terça-feira, 22 de maio de 2012

Como cuidar das cutículas

A grande dificuldade de quem faz as unhas é conseguir arrumá-las sem tirar os conhecidos bifes. Nem todos tem como conciliar as tarefas do dia a dia com uma ida à manicure ou não tem condições financeiras para ir com freqüência ao salão de beleza. A solução é caseira: arrumar as próprias unhas.

A cutícula é a pele que se forma em volta da unha. Como qualquer outra parte do corpo humano, a ela tem sua função e sua importância. Assim como os pelos do nariz são responsáveis pela filtragem de ar, a cutícula exerce sua função ligada a proteção do corpo, evitando que bactérias ou outros transmissores de doenças entrem no organismo humano. Por causa da sua função de proteção, quem tira as cutículas pode estar fazendo mal ao próprio corpo.

Existem dois lados nesta história: quem não consegue viver sem arrumar as unhas e tirar a cutícula e aqueles que não são a favor de tirá-las. As pessoas que arrancam as cutículas, o fazem por uma questão de estética, para realçar a beleza das unhas. Porém tornam-se necessários alguns cuidados, como evitar compartilhar o mesmo alicate com outras pessoas e não retirar toda a cutícula para evitar desproteger totalmente as unhas, não ter pressa em fazer as unhas, assim evita-se tirar bifes, e usar produtos que facilitem a retirada das cutículas, além de hidrantes e bases. Caso ao fazer as unhas, acontecer de retirar mais pele que o necessário e começar a haver sangramento no local, deve-se usar uma pomada ou outro produto que seja antibacteriano e não passar esmalte até que aconteça a recuperação. 

Não importa se a pessoa quer retirar as cutículas ou não, isso dependerá da escolha de cada um. O que é relevante, independente da escolha, é que se tenha os cuidados necessários com as unhas pois elas exercem uma função de grande importância: ajudam na proteção do nosso corpo.


Categorias: ,

0 comentários:

Postar um comentário

Sejam Bem Vindos!